quinta-feira, 13 de agosto de 2015

BEDA#6 - Bullet Journal

Finalmente vou poder parar de falar sobre ppks porque eu não aguentava mais. Acho que sinceramente nem vocês. Daqui a pouco ia todo mundo achar que esse tal de BEDA era sobre ppks e haja assunto para falar um mês inteiro só sobre isso.
Se bem que não deve ser tão difícil, né. Se existe uma carreira especializada praticamente só no cuidado de vaginas, então talvez tenha bastante coisa para se dizer.

Anyway, vamos falar de outra coisa.

Desde que me reconheço por gente eu faço listas. De tudo. Lista de coisas para fazer, cursos, receitas, séries, músicas para ouvir, filmes para ver, livros para ler etc etc etc. Quem me conhece sabe disso muito bem. Eu sempre tenho milhões de papéis com as mais variadas listas e por mais que eu tentasse, eu não conseguia me organizar ou achar a lista original e acabava fazendo mais outras.

Por isso quando li sobre Bullet Journal no blog da Paula Abrahao achei que todos os meus problemas tivessem finalmente acabado. E de certa forma eles acabaram mesmo. O intuito do Bullet Journal é concentrar todas as suas listas em um só lugar. Quer coisa melhor que essa?
A ideia original foi pensada pelo Ryder Carroll que fez um vídeo explicando como funciona. E aqui tem a parte do site dele onde ele explica por meio de texto e desenhos como fazer cada etapa.



Particularmente eu gosto muito mais do site do que do vídeo porque eu sou muito dispersa, mas vai que vocês preferem ouvir.

- Mas Paula, eu não falo inglês.

Bem, então vamos lá. Para começar você só precisa de um caderno (não precisa ser esse do vídeo, pode ser qualquer um) e caneta. Se você gostar de coisas mais caprichadas, é legal ter várias canetas de cores diferentes para poder fazer os sinais e as tarefas de cores divertidas.

Fonte: Google

  1. Na primeira página você faz o índice. Nele você vai colocar o que cada página do seu Bullet Journal significa. Mas como ainda não tem nada, só escreve índice e passe para a próxima página.
  2. Aqui você vai colocar o calendário mensal. É só escrever o número de dias do mês e os dias da semana correspondente. 
  3. E aqui vai ser o seu calendário de tarefas para esse mês. Aqui que começa a parte divertida, a de colocar checkboxes ao lado dos afazeres. (Espera só até chegar ao fim do mês e você ver quantas tarefas cumpriu!)
  4. Essas são as três páginas básicas para começar o seu Bullet Journal. Depois de organizar essa parte, lembre-se de voltar ao Índice e escrever o nome do mês do calendário mensal e em que página ele se encontra. Conforme você for adicionando listas e afazeres no caderno, esse índice vai te ajudar a se encontrar e a se organizar melhor.
  5. Depois de fazer isso, vá para a página em branco mais próxima e dê início a sua agenda diária. Como o nome já diz, essa página vai ser como a sua agenda. É só anotar a data do dia e o que você tem que fazer durante ele. Lembra dos checkboxes! 

Fonte: Google

- Mas como eu vou saber o que é tarefa, o que é evento, compromisso etc?

Nada temam! Você pode se organizar dando legendas a cada tarefa. O original usa quadradinhos para tarefas, círculos para eventos, estrelinha para chamar atenção a algo importante e bolinhas para anotações. Caso algum afazer não seja mais importante, é só riscar. Mas esse sistema de legenda fica a seu critério.
Fonte: Google

Eu uso faz um tempo já e posso dizer que foi a melhor coisa que eu já fiz. Não só diminuiu consideravelmente o número de papéis, como é muito mais prático levar um caderno onde eu encontro tudo o que quero, ao invés de andar com 500 cadernos para várias coisas diferentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário