quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Maquiagens velhas: E agora?

Apesar de não ligar para maquiagem, eu também já gastei muito dinheiro com essas coisas. Não me orgulho, mas é verdade. AVON era a minha melhor amiga nessas horas. Tudo o que era colorido ou diferente, tava lá eu anotando o meu nome e comprando.

Te entendo, Ariel...
Não me orgulho disso, mas quem nunca errou nessa vida, não é mesmo?

Por sermos três mulheres em casa, eu tentava desovar certas coisas para a minha irmã ou mãe, mas minha mãe nunca ligou também, e a minha irmã tem um gosto bem específico para maquiagem, então grande parte dos produtos perdia a validade.

Com o tempo eu  percebi que não adianta se entupir de maquiagem para ESCONDER imperfeições e deixar a pele na merda e parei de comprar esse tipo de coisa e passei a investir mais em produtos para o CUIDADO da pele. Levando em conta que eu nem usava tanta maquiagem assim, e aqueles produtos estavam entupindo a minha maleta, passei a usá-los até o final, mesmo fora da validade. Sim, é isso mesmo. Só que não deve ser bom ficar usando produto vencido na pele, né?? Um monte de dermatologista vai me xingar por essa atitude do passado, mas tô aqui dizendo que aprendi a lição e que não pode fazer isso.

- Ah, mas eu nem sei quando vence o batom que eu comprei há 10 anos....


Bem, se você não jogou fora ainda e ele não tem um cheiro, textura, cor e nem nada de estranho. Acho que não tem muito o que fazer. Mas assim, se ele tem 10 anos, grandes chances dele já ter vencido..... Sem julgamentos.

- E o que eu faço com a maquiagem velha????

Pois é, eu me perguntei a mesma coisa. Então eu comecei a pesquisar.

Pra começar eu devo dizer que achar esse tipo de informação é meio complicado porque o o Google insistia em querer me mostrar maquiagens para PARECER velha e não era isso o que eu queria.

- Mas afinal, qual o grande problema de usar maquiagem velha?

Bem, da mesma forma em que você não consome alimentos fora da validade (a não ser yogurt, porque isso às vezes não tem como evitar), usar maquiagem velha é ruim por causa do crescimento de bactérias. E por ser algo em contato direto com a pele, lábios e olhos, fica bem complicado. Ninguém quer ter uma infecção no olho, quer? E uma pele toda ferrada???? Acho que não.

Pelo que vi, as maquiagens não são recicláveis, mas dizem que são biodegradáveis. O que é bom porque isso faz com que não haja tantos problemas se você só jogar no lixo comum. O ideal seria entrar em contato com o fabricante do produto e se informar sobre o descarte.
Lembrando que nunca, em hipótese alguma, você deve jogar a maquiagem na pia ou na privada. Vamos ser amigos do ecossistema, sim? Combinado.
Seria legal se as marcas já informassem esse tipo de coisa na embalagem ou então no próprio site. Algumas linhas trabalham com o sistema de refil, como O Boticário que tem alguns produtos que você pode comprar o refil (falei disso aqui) e a MAC, que em algumas lojas aceitam a devolução da embalagem.

Além dessas dicas você também pode ser adepta da doação para as friends, que eu tenho certeza, vão gostar bastante desse gesto seu. Claro que falando das maquiagens dentro da validade! Nada de doar coisa vencida para as colegas. Nem para as inimigas. Por favor. Vamos praticar o desapego e dar para quem fica reclamando que queria um lápis de olho novo ou que quer X produto que você deixa entulhado na maleta porque UM DIA QUEM SABE você vai usar.

2 comentários:

  1. ah é fica falando de doar make mas em 20 anos de amizade nunca me doou um batonzinho. DEUS TÁ VENDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. !! VOU TE DAR UMAS COISAS ENTÃO, PERA QUE DIA 15 TÔ INDO PARA AS SUAS TERRAS (é sério)

      Excluir